Faltam onze dias para o prazo final de entrega da declaração de pessoa física. A data, que seria no final de abril, foi adiada para maio devido à pandemia da Covid-19. Mesmo na reta final é possível fazer doações no Imposto de Renda para ajudar centenas de ONGS espalhadas pelo Brasil, sem pagar nada além do imposto devido.
Mas como isso é feito? Uma parte do valor que você deve como imposto ao governo pode ser destinada para projetos sociais. Essa doação é possível desde 2013, colaborando para que essas entidades recebam mais recursos para investir em projetos voltados para a educação, lazer, esporte e cultura.
Nesse texto você vai descobrir até quando pode doar e como fazer essa contribuição!
>> Leia mais: Mitos e verdades sobre captação de recursos e doações no Brasil
O Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) é calculado sobre a renda, referente ao ano anterior, dos contribuintes brasileiros.
Em 2021, a Declaração de Imposto de Renda é obrigatória para quem teve, em 2020:
Ao fazer a declaração de Imposto de Renda no modelo completo (por deduções legais), pessoas físicas podem doar até 3% do tributo. O valor vai para o Fundo dos Direitos da Criança e Adolescente (FDCA), que é gerido pelo Conselho dos Direitos da Criança e do Adolescente, e, posteriormente, destinado para ONGs com projetos aprovados, como o Instituto Ramacrisna.
O FDCA é amparado pela Lei Federal n.º 8.069/90. Ele tem como objetivo o financiamento de projetos voltados exclusivamente para a proteção e defesa dos direitos da criança e do adolescente. Toda a fiscalização dos recursos é feita pelo Ministério Público e Tribunal de Contas do Estado.
O cidadão tem duas formas de doar:
Lembrando que, essa quantia não modifica o valor total do imposto a ser pago ou será somada ao valor restituído, se for esse o caso.
Veja o passo a passo de como doar:
https://www.youtube.com/watch?v=khxsiwcQ7Uw&t=17s
Para registrar a doação feita no ano anterior à declaração, você deve acessar o site da Receita Federal e acessar a aba “Meu Imposto de Renda” e baixar o programa IRPF 2021.
Em seguida, é necessário:
A doação de 6% do imposto tem que ter sido feita por meio de depósito bancário, na conta do fundo que vai distribuir os recursos.
Desde 2013, o processo de doação foi simplificado. No próprio sistema, é possível doar aos fundos habilitados a receber o benefício. Veja como doar 3% do imposto diretamente na declaração:
Para doar para o Ramacrisna, basta seguir os passo-a-passo acima e enviar o comprovante de pagamento do DARF para o Conselho da Criança e Adolescente de Betim (cmdcafiabetim@gmail.com) com cópia para o Ramacrisna (ramacrisna@ramacrisna.org.br), informando que a doação será destinada ao instituto.
Em caso de dúvidas sobre o processo, entre em contato com a Ramacrisna pelo site ou pelo número: (31) 3438-5500.
Para Daniela Marra, contadora do Ramacrisna, as doações se tornaram ainda mais fáceis com o programa IRPF. Hoje, não há sequer a necessidade de contratar um contador para conduzir esse processo. Basta baixar o programa, preencher a declaração normalmente e incluir o valor do imposto que será doado, que é calculado automaticamente pelo software.
A doação é extremamente útil e benéfica para as instituições. Além disso, para o doador, não há nenhuma cobrança extra ou prejuízo ao fazer a doação pela declaração, já que o valor destinado para à ONG já seria tributado de qualquer forma.
O Instituto Ramacrisna é uma organização que usa os recursos do FDCA para desenvolver projetos voltados para a infância e juventude, oferecendo mais oportunidades para os jovens de Betim e mais 11 cidades da Região Metropolitana de Belo Horizonte. Saiba como contribuir com o Ramacrisna.