The Ramacrisna Institute


Quem nós somos

O Instituto Ramacrisna é uma pessoa jurídica de direito privado, sem fins lucrativos, sem religião e apartidária, criada em 1959 pelo jornalista Arlindo Corrêa da Silva, falecido em 1993. Nossa instituição é composta por conselhos deliberativos e fiscais e dirigidos por uma diretoria executiva.


Há mais de 60 anos desenvolvemos projetos nas áreas educacional, profissional e cultural, com foco na oferta de atividades relacionadas à geração de trabalho e renda, tecnologia, esporte e entretenimento, entre outras, para comunidades em situação de vulnerabilidade social em 13 cidades que pertencem à região metropolitana de Belo Horizonte, Minas Gerais – Brasil.

O trabalho que desenvolvemos em nossa fábrica de telas metálicas tornou o Instituto Ramacrisna referência em projetos de autosustentabilidade . O lucro com as vendas é direcionado ao setor social do Ramacrisna, garantindo mais autonomia e uniformidade nos serviços oferecidos às pessoas apoiadas pelos nossos projetos.

 


Awards


Strategic Partners

We have become part of several network organizations, councils and forums to strengthen the articulations between companies, public authorities and social organizations, such as:

liverpool-hope-university
filantropia
associação-abcr
fundamig
Logo-Nós-apoiamos---Pacto-Global-150x100
cemais
mpmg
CAOTS
fectipa
combate ao trabalho infantil de betim
mpt
descubra
phi---200x70
rotary-foundation
rotary-bh-liberdade
rotary-calgary-west
rotary-arnhem
rotary-detmold
rotary-purley
p34
Rotary-Vianopolis
fdc
puc-minas
anhanguera
MM2032
estrategia-ods
cmdca-betim
cmdca BH
logo-maior
cmdca-igarapé-150x100
cmas-betim-150x100
cmas-bh-150x100
CME - BETIM
MESA_BRASIL_SESC
Canva
team4tech
totvs
google-grants
JA-MINAS-GERAIS
Prefeitura-de-Igarape
logo-juatuba
RNBC
rede-sou-de-minas
rede-betim
LOGO-DIÁRIO-DO-COMÉRCIO-150X100

UN Sustainable Development Goals


Areas of expertise


Regions


History

O jornalista Arlindo Corrêa da Silva sempre sonhou em contribuir para a sociedade e ajudar os outros. Silva chegou a Minas Gerais na década de 40; em meados da década de 50 , chegou à conclusão de que a educação era a melhor forma de prevenir problemas sociais e começou a trabalhar com oito crianças , que acolheu em sua casa em Belo Horizonte, tirando-as das ruas.

Em 1959, ele registrou a Organização Social em um cartório , sob o nome do filósofo indiano Sri Ramakrishna, um ecumenista que viveu durante o século XIX e pregava o trabalho social como uma forma de transformar os seres humanos.

Com o aumento do número de crianças, o espaço foi diminuindo, então, com a ajuda de amigos, ele começou a comprar alguns terrenos em Betim. Em 1960, Silva iniciou a construção do Instituto. Em 1963, inaugurou o primeiro prédio e, no ano seguinte, o segundo, que funcionou como internato até 1992 .

O fundador faleceu em 1993, mas deixou um conselho deliberativo para administrar a Ramacrisna.

Desde 1992, o Instituto vem desenvolvendo parcerias com as prefeituras de Betim e Esmeraldas, com o objetivo de aprimorar suas ações relacionadas à alimentação a baixo custo, ao mesmo tempo em que aumenta o nível de educação, formação profissional e assistência social.

arlindo
Arlindo Corrêa da Silva

Receba nossas notícias